quinta-feira, setembro 01, 2005

Como a minha avó dizia:

O Diabo sabe muito não por ser Diabo, ... mas porque é velho.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cada vez mais acho que essa frase, sobretudo quando usado na primeira pessoa, funciona mais como um argumento de força, um argumento ad baculum muitas vezes empregue ad nauseam, e que serve única e exclusivamente para camuflar a falta de outras ideias e interpretações legítimas, racionais, com pés e cabeça.

É óbvio que a experiência de vida é uma fonte de informação, um manancial de conhecimentos importante.

Mas está muito longe de chegar. Sobretudo numa época como a nossa, em que tudo acontece a uma velocidade nunca antes vista. Ontem está a uma distância de hoje grande. A evolução tecnológica, social, de valores não se coaduna com passos curtos, mas sim com uma corrida.

Ou seja, por muito que a minha avó, ao longo da vida dela, tenha aprendido com o que lhe aconteceu, não está preparada para entender muitos dos fenómenos económicos que sucedem à escala planetária. Porque, por exemplo, atribuir à globalização apenas a deslocalização de empresas para países com custos laborais inferiores é reduzi-la a uma só vertente de um processo multifacetado. E sem se aperceber que outros países mais avançados já perderam as suas indústrias a nosso favor.

É claro que, do ponto de vista dela, eu tenho uma capacidade de interpretação curta porque sou novo. E sou irrevente e arrogante.

O que se calhar até nem é mentira.

11:14  
Blogger ana sara said...

A verdade é que concordo com tudo o que dizes, mas, e há sempre um mas. A minha avó tinha a mesma ideia que a tua, sobre mim. Mas até um certo ponto acredito naquilo que ela dizia, porque apesar de sim, ela não entender a maioria das coisas que hoje em dia acontecem a uma velocidade extraordinária, havia outras em que era a primeira, antes de qualquer um de nós, a perceber o que se passava.

É certo que não se pode generalizar qualquer tipo de ditado popular, mas a maioria das vezes servem para nos tentar ensinar alguma coisa. Neste em particular acredito que o objectivo é lembrar-nos do quanto é importante ouvir aquilo que eles (mais velhos), têm para nos dizer. Porque há certas e determinadas coisas em que é importante ouvir quem tem mais experiência sobre o assunto.

E mais importante ainda, saber ouvir.

00:50  

Enviar um comentário

<< Home